quinta-feira, 24 de maio de 2012

Espaço Lítero/Cultural - Olímpiadas de Língua Portuguesa 2012


É difícil não se alegrar com um acontecimento como a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Ainda mais porque ela chega, em 2012, à terceira edição. Motivos não faltam para comemorar, afinal, são dez anos de trabalho bem-sucedido do Programa Escrevendo o Futuro, iniciado em 2002, e que foi o modelo para a criação da Olimpíada.
Não há dúvidas sobre a sua envergadura. Mas ela não é grande apenas pela capacidade de mobilizar milhões de estudantes, milhares de escolas e de professores de todos é um programa educacional amplo que envolve as famílias e a comunidade do bairro ou da cidade onde a escola participante está inserida, pois chama a atenção e provoca reflexão sobre o lugar em que se vive. Esse programa também proporciona uma surpreendente união de esforços, que começa com o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, passa pelo Cenpec e ainda recebe a colaboração fundamental de entidades como a Undime e o Consed, que atuam com as secretarias municipais e estaduais de Educação.
Por isso reafirmamos sempre que a Olimpíada não é apenas um concurso de textos, independentemente dos méritos de tais estratégias para colaborar para a melhoria da leitura e da escrita dos estudantes brasileiros. Ela tem, desde o seu nascimento, o propósito de qualificar cada vez melhor os professores de língua portuguesa das escolas públicas.
Por isso são oferecidos tantos cursos e materiais de formação, ações perenes voltadas para o professor, que está na linha de frente do trabalho com nossos estudantes. Temos a ousadia de dizer que a Olimpíada é uma oportunidade de transformar o ensino da leitura e da escrita em uma ação docente voltada à formação do aluno para a vida em sociedade e para o pleno exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

OfuxicO

OfuxicO
Leia, assine e anuncie