quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Prefeitura realiza mutirão contra a dengue

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo (Soturb), a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (14), um mutirão de limpeza e combate à dengue. O movimento foi liderado pela prefeita Cristina Malcher e a secretária de Saúde Ângela Sicília que acompanharam todo o percurso, inclusive a limpeza de quintais das residências no bairro Jaderlândia.

A iniciativa faz parte do plano de combate ao mosquito Aedes Aegypi (transmissor da dengue), haja vista o risco de aumento dos focos de larvas do Aedes nessa estação chuvosa. Com a finalidade de extinguir os focos em toda a cidade, a SMS vem acionando o Departamento de Combate à Endemias e todo a equipe de Agentes Comunitários de Saúde. O serviço de fumacê continua por toda a cidade, bem como as campanhas de conscientização da população rondonense.

Antes da largada para início do mutirão, prefeita e secretária se reuniram com todos os agentes e demais servidores envolvidos nesse movimento, no pátio da Secretaria de Saúde onde foram repassadas as instruções e informações referentes à importância do empenho de cada servidor e morador de Rondon, para manter a cidade limpa e livre dos focos do mosquito.

Uma carreata com veículo e tratores da prefeitura, circulou do centro da cidade até o bairro Jaderlândia, com carro de som anunciando o movimento e instruções à população, dos riscos da dengue, sintomas e de como colaborar no combate ao Aedes Aegypti.

Em seguida, as equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dividiram-se em grupos, onde vistoriaram quintais e recolheram utensílios que poderiam tornar-se criadouros de larvas do mosquito.

Com objetivo de prevenir a infestação do Aedes Aegypi, a atual administração municipal, logo no início de governo aumentou o efetivo de agentes, passando de 10 para 22. A cada semana, a SMS mobiliza mais um grupo de 10 ACS para o trabalho de controle e combate à dengue.

“Estamos num período de chuvas intensas aqui na região e, com as temperaturas quentes, favorece a proliferação do mosquito”, Explica Ângela Sicília.

Durante as visitas domiciliares, os agentes já verificaram a proliferação do Aedes, tanto em águas sujas como em fossas sépticas e outros ambientes até então desconhecidos como focos de larvas. “Isso demonstra que o mosquito está se adaptando aos domicílios da nossa região. E, quanto às fossas, estamos instalando telas em casas de pessoas de baixa renda”, informa a secretária.

Para a prefeita Cristina, o controle e combate à dengue é questão prioritária no serviço de saúde do município. Segundo ela, todos os esforços devem ser concentrados no sentido de vigilância para que Rondon do Pará não entre no quadro municípios com índice alarmantes dos casos de dengue.

Entre as medidas adotadas pela prefeitura para o controle da doença, está a notificação imediata dos casos graves no Sistema Dengue Online do Ministério da Saúde. Só em janeiro, o Estado do Pará teve 3.269 notificações, índice considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

OfuxicO

OfuxicO
Leia, assine e anuncie