domingo, 14 de agosto de 2011

Câmara Municipal realiza sessão especial com presença de deputados

A Câmara Municipal de Rondon realizou na última segunda-feira (8), sessão especial para esclarecimentos sobre temas importantes como: plebiscito para criação dos estados de Carajás e Tapajós; criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e regularização de propriedades urbanas e rurais.
A sessão contou com a presença da deputada estadual Bernadete Tem Caten (PT) e do deputado federal Zé Geraldo (PT-PA), além do representante do Programa Terra Legal, Maurício Carvalho. Também participaram do evento, secretários municipais, representantes de entidades e um grande público.
A boa notícia apresentada pelos deputados é que o governo federal finalmente acatou o projeto da Unifesspa. De acordo com os deputados, de seis universidades que o governo pretende criar em 2012, uma delas será a Unifesspa, sendo já garantida pela presidente Dilma Russef.
A Unifesspa, segundo Bernadete, será a primeira do Brasil, que já nascerá descentralizada, com o Campus em Marabá e três núcleos em Rondon do Pará, Parauapebas e Xinguara. A idéia é criar em cada município sede, uma Casa do Estudante, visando o intercâmbio de alunos dessas cidades.
A Unifesspa vai proporcionar 59 cursos, sendo 36 para Marabá nas áreas de Saúde, metalúrgica e mineração. Cada núcleo ficará com oito cursos, sendo que Rondon será contemplado com cursos da área de licenciatura. Por essa razão nasceu a idéia do intercâmbio.
Quando o assunto foi Carajás e Tapajós, o deputado Zé Geraldo disse que, no plebiscito será necessário conquistar 25% dos votos das regiões que não estão incluídas nos projetos dos novos estados. Ele garantiu que a votação será em todo estado do Pará e que é ilusão pensar no plebiscito somente nas regiões a serem desmembradas.
Todos concordam com a necessidade da divisão territorial do Pará, haja vista os graves problemas de carências nas regiões mais distantes da capital, principalmente nas áreas de saúde, segurança pública, estradas e outras.
A sessão especial foi presidida pelo vereador Gilson Sanches (PPS) presidente da Câmara, atendeu requerimento do vereador Paulo Sergio (PT) com aprovação unânime dos demais parlamentares: Carlos Vidal (PDT, Edivan Vieira (DEM), Gedeon Ramos (PPS), José dos Reis e Josimar Feitoza (PMDB, Maria Lúcia (PSC) e Nagib Rocha (PT).

Nenhum comentário:

OfuxicO

OfuxicO
Leia, assine e anuncie