sexta-feira, 13 de março de 2009

Criada a rede de educadores ambientais da região


A parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da BR-222 (Cides) e as secretarias de Meio Ambiente (Secma) e de Educação (Semec), reuniu no Centro Profissionalizante na última quinta-feira (12), professores, secretários municipais, representantes de entidades ligadas ao Meio Ambiente e da comunidade local, além do vice-prefeito Luiz Santa Clara, para o lançamento da Rede de Educadores Ambientais da BR-222.
O evento contou com palestras da professora Marilene Pereira – coordenadora de Meio Ambiente da Agenda 21 e, do capitão PM Cláudio Marino – pós-graduado em gestão ambiental – convidado pelo Cides a fazer parte do projeto de lançamento da Rede. O vice-prefeito Luiz Santa Clara comentou que o projeto teve início no ano passado, por decisão do grupo de trabalho de secretários de Meio Ambiente do Consórcio e já foram feitas reuniões na cidade de Ulianópolis, Dom Elizeu, Cidelândia-MA e Itinga-MA.
De acordo com o secretário executivo do Cides, Itamar Silva, o projeto prevê a inclusão dos cinco municípios do Maranhão que fazem divisa com os que fazem parte do Cides - Ulianópolis, Dom Elizeu, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins. Além de Cidelândia e Itinga, foram convidados os municípios de Açailândia, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
O secretário municipal de Meio Ambiente Weliton Porto enfatizou que a Rede não é institucional. Ele esclareceu que todos os membros são líderes e multiplicadores voluntários de ações voltadas às boas práticas de preservação do Meio Ambiente. Os membros voluntários já contam com um espaço na Internet, através do blog da Rede (WWW.reacides.blogspot.com), para a comunicação e troca de idéias, além de oficinas sobre o assunto, em cada município participante.
Itamar Silva informou também que, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), acontecerá o 1º Fórum da Rede, quando estarão reunidos os representantes de cada município. “Será uma oportunidade para cada cidadão participar, discutindo ações conjuntas a serem desenvolvidas nas comunidades. Este jornal já é um membro nato da Rede”, afirmou Itamar.

Nenhum comentário:

OfuxicO

OfuxicO
Leia, assine e anuncie